quarta-feira, 11 de agosto de 2021

As vantagens de colocar o DIU como método anticoncepcional: veja aqui.

Os DIUs são uma das melhores formas de prevenir a gravidez, e duram anos. Podem ser obtidos, esquecidos, e ainda assim protegidos, além disso é fácil colocar o DIU pelo SUS.

Os DIUs são MUITO eficazes.

Os DIUs dão uma grande proteção a longo prazo contra a gravidez - são mais de 99% eficazes. Funcionam bem como a esterilização e o implante contraceptivo.



Os DIUs são um dos métodos mais eficazes que se pode obter, porque não há quase nenhuma maneira de o estragar. Não se pode esquecer de usá-lo (como a pílula ou o anel), ou usá-lo incorrctamente (como os preservativos). Os DIUs são os contraceptivos que basta colocá-lo e esquecer que existem.

Os DIUs são REALMENTE convenientes

Uma vez que o DIU está dentro, mal se tem que pensar nele - funciona até que vença ou até que o retire. Isso significa que não há idas à farmácia, nem pílulas para tomar, e nada que tenha de fazer antes do sexo para evitar a gravidez. Além disso, está protegido contra a gravidez durante 3 a 12 anos, dependendo do tipo de DIU que é inserido.

Pode-se engravidar depois de se tirar o DIU

Os DIUs são reversíveis. Se decidir engravidar, pode ser removido a qualquer momento. O DIU não afetará a sua fertilidade nem tornará mais difícil engravidar no futuro. Na verdade, é possível engravidar assim que o DIU for retirado.

Os DIUs podem melhorar a sua menstruação

Os DIUs hormonais (Mirena, Kyleena, Liletta, e Skyla) podem reduzir as cólicas e tornar a sua menstruação muito mais leve. Algumas pessoas deixam completamente de ter menstruação. Os DIUs hormonais podem ajudar a tratar pessoas que sofrem de cólicas graves, períodos realmente pesados, e anemia.

O DIU de cobre não tem hormônios

Algumas pessoas preferem contraceptivos não-hormonais, ou não podem usar métodos com hormônios devido a problemas médicos. Felizmente, o DIU de cobre é super eficaz na prevenção da gravidez e totalmente livre de hormônios.

O DIU de cobre pode ser usado como contracepção de emergência.

O DIU de cobre é a forma mais eficaz de contracepção de emergência por aí. Se obtiver um dentro de 120 horas (5 dias) após ter sexo desprotegido, é mais de 99% eficaz contra a gravidez.

E além disso, o seu DIU de cobre pode continuar a prevenir a gravidez durante o tempo que desejar até 12 anos.

É tão pequeno que não o consegue sentir

Um DIU é um aparelho flexível, em forma de T, que tem apenas cerca de um centímetro de comprimento. O seu ginecologista insere o DIU no seu útero, onde permanece durante 3-12 anos, dependendo do tipo de DIU que possui. O seu médico retira o DIU assim que estiver pronto para começar uma família ou para colocar outro.

O DIU tem duas pequenas cordas que se penduram através do colo do útero na sua vagina. De vez em quando, é indicado verificar as cordas para ter a certeza de que o seu DIU se mantém em posição.

O seu especialista em Obstetrícia/Ginecologia tem de o inserir

Não se pode simplesmente comprar um DIU na farmácia.

Você precisa do seu especialista em Obstetrícia/Ginecologia para o colocar no lugar, embora demore apenas alguns minutos. A esse respeito, o procedimento é semelhante a um exame de Papanicolau.

Poderá sentir algumas cãibras logo após a inserção. Os analgésicos regulares de venda livre devem ser suficientes para lhe oferecer alívio. Se tiver dores contínuas, peça ao seu especialista em Obstetrícia/Ginecologia para remover o DIU, para que possa escolher outro método de contracepção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário