A UNESCO no Brasil tem mantido um diálogo permanente com instituições públicas de ensino superior, com universidades e outras instituições de ensino superior e pesquisa. A organização tem tentado promover a educação e a mobilidade dos professores, a qualidade do ensino superior, mudanças educacionais e inovações que se tornaram essenciais devido aos desafios emergentes enfrentados pela Sociedade do conhecimento de hoje. Neste sentido, a UNESCO:
· Reúne decisores e investigadores,
· promove estudos e discussões, e
· incentiva os estabelecimentos de ensino superior e os países a trocarem programas.
· patrocina programas inovadores na área do ensino superior, tanto em parceria com instituições públicas, como programas com o Ministério da educação, bem como com instituições privadas e entidades da sociedade civil.
· disponibiliza aos estabelecimentos de ensino superior e às universidades os documentos de referência considerados indispensáveis para a mudança ou inovação de processos no domínio do ensino superior.
Na América Latina, as ações da UNESCO são coordenadas pelo Instituto Internacional de Ensino Superior da UNESCO na América Latina e no Caribe - IESALC. O escritório da UNESCO em Brasília, em parceria com a IESALC, participa da implementação de dois projetos em universidades de integração intercultural que se baseiam em valores essenciais como o respeito pelos Direitos Humanos, pelo Diálogo intercultural, pela diversidade cultural e pela paz entre civilizações.
Projetos
A criação da Universidade Federal de Integração Latino-Americana-UNILA: localizada em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Pretende promover o desenvolvimento de uma mentalidade entre os estudantes de integração regional baseada nos valores essenciais acima mencionados.
A criação da Universidade Federal de integração portuguesa-Africana-Brasileira-UNILAB: localizada no Ceara, brasil. Pretende contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre o Brasil e outros Estados-membros da comunidade de países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos.
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