segunda-feira, 20 de maio de 2019

Vitamina A - Onde encontrar? Para que serve?


A vitamina A é muito importante para a saúde de nosso organismo, principalmente no que se refere a visão, cabelos, pele e sistema imunológico. Veja mais sobre essa indispensável vitamina!

Para que a vitamina A serve?

A vitamina A é diretamente responsável pelo bom funcionamento de nossos olhos, levando a uma boa visão.

Isto decorre de sua relação com a rodopsina, proteína responsável pelo funcionamento da retina, ajudando na diferenciação entre demais estruturas do olho.

Assim como a vitamina C, a vitamina A atua no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo infecções em nosso corpo.

Também é responsável pelo bom funcionamento do órgão reprodutor, além de ser muito poderosa contra o envelhecimento precoce.

Embora não haja evidências definitivas, há pesquisas que mostram seu poder de prevenir o câncer e doenças cardiovasculares.



Onde podemos encontrar a vitamina A?

O bife de fígado de boi é o principal alimento quando o assunto é vitamina A, sendo muito indicado para quem sofre com deficiência desta vitamina.

Logo em seguida, temos a manteiga, o ovo cozido e o óleo de peixe como os alimentos mais ricos em vitamina A de origem animal.

No que se refere a alimentos de origem vegetal, a cenoura crua é quem manda nessa competição, podendo possuir até mais vitamina A do que o fígado de boi.

O espinafre, a couve-manteiga e a batata-doce entram com força nesta disputa, possuindo boa quantidade de vitaminas A também.

Em casos específicos, o suplemente de vitamina A é indicado, podendo ser adquirido em várias farmácias.

E o excesso de vitamina A?

O excesso de qualquer vitamina provoca efeitos colaterais em nosso organismo, e a vitamina A não é exceção.

Quando consumimos muita vitamina A, é comum que ocorram dores de cabeça, visão turva, náuseas e sonolência.

Além disso, se já houver a deficiência de vitamina D no organismo, o excesso de vitamina A pode acarretar em osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário