segunda-feira, 20 de maio de 2019

Alongamentos - Como fazer corretamente


Fazer exercícios é muito bom para manter a saúde, mas como tudo na vida existe um jeito certo de se fazer.

O primeiro passo para se iniciar nos exercícios físicos é o alongamento, assim seus músculos estarão preparados para o estresse das atividades.

Veja o modo correto de se alongar logo abaixo.



Quando devemos fazer o alongamento?

O alongamento é parte de qualquer treino, devido a sua capacidade de evitar lesões durante os exercícios.

Antes de fazer os alongamentos é necessário um aquecimento, podendo ser qualquer tipo de exercício que mova o corpo todo, como polichinelo.

É muito importante que tenhamos a sensação de que o músculo que está sendo alongado “queime” um pouco, isso mostra que o alongamento está sendo eficiente.

Além disso, é importante alongar pelo menos os músculos que serão utilizados durante o exercício, pois são os que têm maiores chances de lesão.

Alongamento estático e dinâmico

Existem vários tipos de alongamentos, e podemos distingui-los entre alongamentos estático e dinâmico.

O alongamento estático, como o próprio nome já diz, requer que fiquemos em uma postura por alguns segundos, sendo mais focado em alguns músculos.

O alongamento dinâmico faz a utilização da movimentação para alongar, além de ajudar na ampliação dos movimentos e ter efeito sobre vários músculos.

De acordo com a ciência, o alongamento dinâmico é superior ao alongamento estático, e traz muito mais benefícios.

Como se alongar corretamente

É importante escolher se vai começar pelos músculos superiores e ir descendo, ou fazer dos músculos inferiores e ir subindo.

Quando estiver se alongando, não tenha pressa em terminar o procedimento, e segure pelo menos 10 segundos na posição escolhida.

Procure vídeos explicativos de alongamento, ou até mesmo diagramas de exercícios de alongamento na internet e procure executá-los com precisão.

Caso tenha alguma dúvida, procure o auxílio de um profissional da educação física.

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