segunda-feira, 15 de abril de 2019

Varicela - Sintomas e como tratar




Varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença, infecção na pele altamente contagiosa em que os sintomas são erupções na pele acompanhada de febre e um resfriado comum.


O vírus transmissor chama-se Varicela-Zoster é muito comum durante a infância devida a grande aglomeração de crianças em uma escola, por exemplo e pela facilidade que é transmitido o vírus por meio de contato, dividir os mesmos objetos e pelo ar.


Riscos


Os riscos durante a contaminação na infância são poucos, é recomendado o repouso total e se possível a isolação do doente para evitar a transmissão de pessoas com risco como adultos que não ficaram imunes e recém nascidos.
Após a cura da virose, nosso corpo fica imune a varicela pelo resto da vida.



O adulto contaminado pela catapora requerem cuidados mais especiais, pois a varicela se manifesta na sua forma mais grave em pessoas a partir dos 12 anos, é recomendado nesses casos a ajuda clínica para evitar possíveis infecções e sequelas.


Tratamentos


A varicela, dura em torno de 1 a 2 semanas, geralmente não é necessária nenhuma intervenção médica, o tratamento consiste em hidratação com água, a troca das roupas de camas para evitar uma grave infecção, não é recomendado o uso de aspirina para os sintomas de gripe, repouso total, e se possível se manter longe de pessoas que nunca foram expostas ao vírus.


Vacina


Atualmente existe a vacina da catapora, é oferecida gratuitamente nas campanhas do sus, e paga em hospitais particulares, são duas doses e pode ser aplicada em todas as pessoas a partir de 1 de idade,  que ainda não foram contaminadas pelo vírus Varicella-Zoster.


A vacina é recomendada, mas não tem eficácia completa, a vacina da Varicela não garante imunidade, porém se contaminado, a doença se manifestará de forma mais leve.


Não é indicada para gestantes e pacientes oncológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário